Ao criar um sistema de radiocomunicação profissional, devemos considerar os territórios de aeroportos e portos marítimos com alta densidade de utilizadores em uma área relativamente pequena. Ao mesmo tempo, a integração com redes externas de comunicação por rádio de outros protocolos, incluindo analógicos, pode ser crucial.
Normalmente, na área do sistema de radiocomunicações, muito organizações e serviços independentes operam simultaneamente, estão a realizar várias operações. Seja um aeroporto, um porto marítimo ou fluvial com grande carga logística, é racional construir um sistema integrado de radiocomunicação profissional para interações entre diferentes organizações dentro da mesma rede. É fundamental separar os serviços de emergência dos regulares de acordo com suas prioridades. Nesse caso, podem ter certeza de que as informações sobre os eventos chegarão a todos os destinatários e as circunstâncias de emergência não terão consequências trágicas.
No princípio, é necessário avaliarmos quais serviços serão suportados na futura rede de rádio.
Se for necessário:
– integração total com a rede telefônica (IP ou ISDN);
– interação completa do grupo de trabalhadores (utilizadores);
– independência das redes públicas de comunicação;
– conexão garantida;
– prioridades de alguns utilizadores com a capacidade de desligar automaticamente as chamadas de utilizadores menos prioritários;
– coleção de dados de localização de utilizadores que realizam chamadas ativas;
– gravação de chamadas e dados;
Caso algum dos serviços referidos acima seja obrigatório, então o desenvolvimento do sistema de rádio deve ser realizado com equipamento que suporta padrão TETRA. O padrão digital TETRA possibilita o uso de rádios de diferentes fornecedores com a infraestrutura de outro.
O uso de equipamentos TETRA permitirá implementar funções que não existem em outros protocolos e padrões:
– possibilita aos itilizadores realizar simultâneamente de chamadas ativas e transmissão de dados, porque o TETRA suporta um canal auxiliar de controle;
– aumentar a vida útil da bateria dos rádios, devido ao controle de potência de RF adaptável nos terminais;
– fornecer uma transferência perfeita entre estações base, mantendo uma chamada ativa;
– formar uma hierarquia multinível de prioridades de utilizadores e selecionar 4 categorias de utilizadores com direito a cancelar chamadas ativas dos outros;
– fornecer chamada telefônica full duplex para operação de emergência ou comunicação melhorada;
Do número limitado de fabricantes de equipamento TETRA, apenas a DAMM Cellular Systems A/S apresentou um sistema completamente autônomo que possui proteção contra umidade de categoria 5 não apenas para a estação base BS422, mas também para o controlador SB422. A capacidade de aumentar a taxa de transferência de uma estação base sem equipamento adicional também é possível apenas ao usar a infraestrutura DAMM Cellular Systems A/S com estações base BS422. E o baixo custo dos equipamentos DAMM de alta qualidade em comparação com outros fabricantes torna o projeto eficiente e rentável.
Nos portos marítimos, a principal atenção deve ser dada aos terminais de utilizadores. Todos os terminais devem ter uma categoria de proteção contra umidade não inferior a 6. As estações de rádio SEPURA STP9x, SC20x, SC21x têm uma categoria de proteção contra umidade 6. E as estações de rádio à prova de explosão STP8x podem ser usadas em áreas de maior risco de explosão, STP8x têm categoria 6 proteção contra poeira e proteção categoria 7 contra umidade, mantendo o desempenho mesmo quando o rádio está submerso na água.
Para integração com redes de rádio existentes do registro marítimo ou fluvial, gateways especiais podem ser usados para integrar todas as conversas de voz de utilizadores analógicos na rede TETRA com sua posterior gravação.
Se for necessário resolver simultaneamente os problemas de fornecer cobertura de rádio em edifícios ou instalações subterrâneas, o uso de repetidores BHE TETRA é a solução ideal. Fornecer cobertura de rádio em áreas perigosas é possível com a ajuda de repetidores BHE-MW especiais com categoria de proteção contra explosão ATEX II 2G EEx d (ia) IIB T4.
Uma solução típica para um aeroporto, porto marítimo ou fluvial deve incluir os seguintes equipamentos:
Nó de comunicação DAMM – composto por vários BS422 (transceptor, alimentação no conector da antena 25W) e até 2x SB422 (unidade de controle e comutação com fonte de alimentação ininterrupta integrada);
DAMM Dispatcher é um aplicação de despacho com uma interface localizada;
DAMM LogServer – um systema para registro de conversas e estatísticas;
VoIP-E1 – gateway de mídia com interface E1 PR ISDN EDSS1 (ou SS7);
SEPURA STP9x, SC20x, SC21x, STP8x – rádios portáteis TETRA;
SEPURA SRG3900, SCG2229 – rádios TETRA móveis ou fixos.
Lista de projetos implementados com infraestrutura DAMM:
1. Aeroportos:
– Aeroportos de Mascate e Salalah Omã
– Aeroporto de Frankfurt Alemanha
– Aeroporto de Zurique Suíça
– Aeroporto de Bruxelas Bélgica
– Aeroporto de Hanôver Alemanha
– Aeroporto Internacional King Khalid KSA
– Aeroporto de Liège Bélgica
– Aeroporto Burgas Bulgária
– Aeroporto Varna Bulgária
– Aeroporto de Friedrichshafen Alemanha
– Aeroporto Helsinki Vantaa Finlândia
– Aeroporto de Tallin Estônia
– Aeroporto de Floripa Brasil
– FRAPORT Fortaleza Brasil
– FRAPORT Porto Alegre Brasil
– Aeroporto de Burgas Bulgária
– Aeroporto Chopin Polônia
– Aeroporto Modlin de Varsóvia, Polônia
– Aeroporto Chopin Polônia
– Aeroporto Weeze Alemanha
– Aeroporto Lodz Polônia
– Aeroporto Warmia Mazury Polônia
– Aeroporto Radom Polônia
– Aeroporto de Eindhoven Holanda
– Aeroporto Internacional Gold Coast Austrália
– Aeroporto Internacional de Townsville Austrália
– Port Lotniczy Kosakowo Polônia
– Aeroporto de Gdynia Polônia
– Aeroporto Lodz Polônia
– Aeroporto Szczecin-Goleniów Polônia
– Aeroporto Wroclaw Polônia
– Aeroporto Internacional de Kannur Índia
– Aeroporto de Varna Bulgária
– Aeroporto de Billund Dinamarca
– 16 Aeroportos Brasil
– Gru Aeroporto Brasil
– Aeroporto de Zagreb Croácia
– Aeroporto Internacional de Erbil Iraque
2. Portos marítimos:
– Eurogate Wilhelmshaven Alemanha
– Eurogate Bremerhaven Alemanha
– NTB Bremerhaven Alemanha
– Corporação portuária do Sudão
– Arrium One Steel – Whyalla Shipping Port Australia
– Fortescue Metals Group – Instalação portuária Port Headland Australia
– Seruling Sumber – Porto de embarque Malásia
– Terminais APM Rotterdam, Holanda
– TEG/TEAG Brasil
– Terminal de Contêineres de Amsterdã Holanda
– Newcastle Coal Infrastructure Group – Porto de embarque Newcastle Australia
– Terminal de Contêineres de Águas Profundas de Gdansk, Polônia
– Copenhagen Malmö Port Suécia
– Städtische Häfen Hannover Alemanha
– Terminal de Contêineres de Gdynia Polônia
– Green Port Hull (Reino Unido) Reino Unido
– SCA Logistics Sundsvall Suécia
– SCA Logistics Umeå Suécia