O Metrô ou Comboio é um transporte publico com muitos de passageiros e, na consequência, um local de maior perigo e potencial local para atos terroristas. Ambos os tipos de transporte são a espinha dorsal do sistema de transporte público de cidade, com prazos de entrega garantidos para os passageiros entre diferentes pontos da cidade e subúrbios. Assim, o sistema de rádio serve para objetivo de transporte e de segurança.

A solução utilizada nas instalações do Metrô e Ferrovia deve ser comprovada e confiável, e desempenhar as funções que lhe são atribuídas não apenas no formato diário, mas também no pico de carga em condições de eventos, emergências ou desastres.

Dada a sua natureza e tamanho, existem vários requerimentos para um sistema de rádio. O sistema de radiocomunicação deve ter:

– Arquitetura distribuída sem bloqueio (sem ponto único de falha);
– A máxima funcionalidade entre as soluções existentes, tendo em conta a extensão futura;
– Suporte de transmissão de dados a partir de terminais móveis;
– Fornecer transferência perfeita de chamadas ativas;
– Assegurar o funcionamento simultâneo de vários grupos de utilizadores com diferentes prioridades;
– Baixo consumo de energia;
– Capacidade de trabalhar em condições de alta umidade e temperatura;

E, o que muitas vezes é mais importante para a manutenção:

– Baixo custo de instalação (os equipamentos devem operar em condições adversas);
– Baixos custos operacionais com a capacidade de ser atendido por pessoal qualificado.

Não vale a pena falar sobre a introdução de comunicações de rádio analógicas para cada tipo de serviço (controle de trem, manutenção ou segurança) em um ambiente tão ruidoso como no Metrô e Ferroviário, a transmissão da voz clara do utilizadore é importante.

Existem vários padrões e tecnologias digitais, que podem ser usados para sistemas de comunicação de rádio profissional para Metro e Ferroviário.

Em todo o mundo, o equipamento padrão TETRA para comunicações de rádio profissionais no metrô ou Ferroviário tornou-se ativamente usado mesmo enquanto o LTE está a caminho.

Outros padrões e tecnologias para comunicações de rádio profissionais (por exemplo, DMR, Digital Mobile Radio) não conquistaram a confiança dos utilizadores por vários motivos, incluindo a falta de transferência contínua, prioridades, emissão de energia fixa (alta) de rádios de utilizadores e serviços suportados limitados. Isso explica a posição ativa do padrão TETRA como a principal tecnologia para comunicações de rádio profissionais no Metrô e Ferroviário.

O equipamento TETRA provou-se em várias condições de reflexão e funciona idealmente com cabo radiante no metrô para fornecer cobertura perfeita em túneis, estações e cruzamentos. Dependendo da área de cobertura necessária, um cabo radiante de vários tamanhos pode ser usado. Por exemplo, o cabo Eupen RMC 114-T possibilita a cobertura de rádio em um túnel do metrô a uma distância de 2.700 metros da estação base, mesmo em condições de forte interferência eletromagnética.

A melhor das opções existentes para a infraestrutura TETRA é o equipamento da DAMM Cellular Systems A/S , denomine-o “TetraFlex”.

As vantagens do DAMM TetraFlex com uma arquitetura distribuída são amplamente abordadas em fontes abertas, a saber: baixo consumo de energia de todos os nós, desempenho em todos os climas (IP65), interface do despachante localizado, etc.

Dependendo da área coberta, capacidade do utilizadores, é possível construir um sistema TETRA usando apenas estações base (em Moscou, Almaty, etc.) ou um sistema com repetidores (em Berlim). É claro que o custo de uma solução com repetidores é menor do que uma solução com apenas estações base, mas o primeiro tipo de gerenciamento do sistema é maior. Lembre-se de que falhas ou manutenções de rotina em 1 estação base podem levar ao desligamento de toda a linha de repetidores.

Falando mais sobre o Metrô. Se for necessário cobrir áreas subterrâneas a uma distância de até 20 km da estação base, pode-se usar repetidor com interface óptica. O orçamento de linha óptica (incluindo conexão) não deve exceder 12 dB. Por exemplo, sistemas ópticos da BHE. Ao conectar um cabo radiante a um repetidor auxiliar (Slave), sua cobertura de rádio é reduzida para 1400 metros em cada direção (para cabo RMC 114-T).

Uma solução típica para Metrô e Ferroviário deve incluir os seguintes equipamentos:
Nó de comunicação DAMM – composto por vários BS421 ou BS422 (transceptor, alimentação no conector da antena até 25W) e até 2x SB421 ou SB422 (unidade de controle e comutação com fonte de alimentação ininterrupta integrada);

Eupen RMC 114-T – cabo radiante de 1 ¼” de tamanho otimizado para sinal de rádio TETRA;

DAMM Dispatcher é um aplicação de despacho com uma interface localizada;

 

DAMM LogServer – um systema para registro de conversas e estatísticas;

VoIP-E1 – gateway de mídia com interface E1 PR ISDN EDSS1 (ou SS7);

SEPURA STP9x, SC20x, SC21x, STP8x – rádios portáteis TETRA;

SEPURA SRG3900, SCG2229 – rádios TETRA móveis ou fixos.

Lista de projetos implementados com infraestrutura de DAM para Ferrovia e Metrô:

– Aurizon Rail Austrália
– Metrô de Moscou Rússia
– Metrô de Riad Arábia Saudita
– Fortescue Metals Group – Heavy Rail Australia
– Fortescue Metals Group – Heavy Rail – Second Spur Australia
– Nagpur Metro Rail Project India
– KRTC (Redline) Taiwan
– Maurício Light Rail Trail (LRT) Índia
– Metrô Almaty Cazaquistão
– LRMC Filipinas
– KRTC (Linha Laranja) Taiwan
– Ferrovia Ocidental da Índia
– Wuppertal Schwebebahn Alemanha
– MRT3 Filipinas
– Eglinton Crosstown LRT (ECLRT) Canadá
– Mumbai Mono Rail Índia
– Ferrovia de roda dentada bávara Zugspitz Alemanha
– Len Railways System Indonésia
– Ferrovia do Governo Finlandês Finlândia
– Samsun Light Rail System Turquia